Ponto e Vírgula
.
Entrada Gratuita
Ponto e vírgula são aqui metáforas para dois entendimentos da escultura completamente distintos. A precisão do ponto é matéria de analogia com o minimalismo da escultura de Zulmiro de Carvalho (Gondomar, 1940). A vírgula aponta para a organicidade da escultura de Sebastião Resende (Porto,1954). Nesta exposição este confronto com obras de caráter tão distinto será uma importante oportunidade para dar visibilidade a dois momentos particularmente significativos da história recente da escultura portuguesa: as produções de Zulmiro de Carvalho nas décadas de sessenta e setenta, e as obras dos anos noventa de Sebastião Resende.
Zulmiro de Carvalho e Sebastião Resende são uma presença demasiado oculta no panorama da arte portuguesa contemporânea ainda que sem qualquer sombra de dúvida tenham ajudado a redefinir o contexto da escultura contemporânea nacional.
A exposição Ponto e vírgula – Zulmiro de Carvalho + Sebastião Resende vai ser co-produzida pelo Colégio das Artes de Coimbra e acontecerá nos dois espaços simultaneamente.
Inauguração – dia 14 de Dezembro.
- 16h no Colégio das Artes de Coimbra (Praça D. Dinis, Coimbra). Patente até 22 de Janeiro de 2025.
- 18h no Centro de Artes Visuais (Pátio da Inquisição, nº 10, Coimbra). Patente até 16 de Março de 2025.
Horários:
CAV – Centro de Artes Visuais
Terça a Domingo | 14h – 19h
Colégio das Artes de Coimbra
Segunda a Sexta | 14h – 19h
© Sebastião Resende